Voltar para Produtos e serviços

HidroNic – aquecimento e climatização com eficiência

HidroNic

HidroNic –  Frio e Calor  Distribuídos por Fluxo de Água

A refrigeração de ambientes por água gelada e recuperação do calor do  lado quente para aquecer água de banho pode economizar até 80% se bem gerenciada. Como usa água, o frio e calor podem ser acumulados, sendo gerado durante os horários fora de ponta.    Com um COP de 4 para o frio, e de 5 para o calor, essa maquina é quase um moto continuo, entregando 9 vezes mais energia do que consome.

hydronichydronic2

                                   Unidade Hidrônica Instalada no parque Tecnológico Pedra Branca

Segundo os hotéis, o frio/calor é 60% do custo da energia, abaixo apenas da despesa com pessoal. Um motel com essa tecnologia pode economizar mais do que seu lucro mensal. O mercado de locação de frio/calor (ainda inexistente) vale R$  400.000.000,00 só no Rio de Janeiro.

Uma das idéias é inventar a “Locação de frio”, um sistema que permite que os custos devidos á impostos seja evitado, permitindo  manutenção com troca de maquinas (você LOCA FRIO, não a maquina).

Os clientes em potencial (supermercado, lojas, cursos, e igrejas) seriam beneficiados por NÃO SEREM OBRIGADOS A ENTENDER de ar condicionado, já que pagariam apenas pelo frio. È freqüente o investimento em sistemas de ar condicionado inadequado, por falta ou excesso de potencia, e pela extrema sazonalidade. Se no verão é IMPOSSÍVEL alguns negócios sobreviverem economicamente sem ar condicionado, no inverno as maquinas ficam ociosas, tendo custado muito. Nesses casos, o equipamento seria levado para áreas frias- Região Serrana- funcionando como bomba de calor.

O mercado de produtos de frio hoje tem 4% do PIB, e com o enriquecimento da população, mais comércios exigirão frio de conforto, e maquinas mais econômicas podem tomar parte valiosa desse mercado. No momento somos os únicos a propor a armazenagem de frio em pequenas unidades, de 5 a 20 TR.

O desenvolvimento das unidades compressoras com um projeto já certificado, e já em fabricação inicial, daria uma vantagem estratégica a um empreendedor corajoso, que se dispusesse a tomar  o mercado de frio, incluindo aí o de frio/calor, a cadeia de frio alimentar, e o sistema de transporte frigorificado.

Na fabricação de gelo, a grande quantidade de calor rejeitado pode ser usada para secagem de frutas, bananas por exemplo, garantindo uma renda extra. Se usada amônia- R717, fluido de alta eficiência frigorífico- pela sua alta temperatura de condensação, a gama de uso desse calor pode ser bastante aumentada, chegando á cozimento de alimentos.