Voltar para Projetos Especiais

QUIOSQUE

Quisoque

Sistema de Pontos de Coleta de Troca Rápida

 

 

quiosque

A crescente segmentação na coleta de resíduos gerou a necessidade de rapidez na logistica, pois vários materiais são de rápida decomposição, ou apresentam objetos de valor para catadores que muitas vezes os espalham na via publica.

 

Eventos ocasionais também são fonte geradora de grande profusão de resíduos singulares que requerem uma gestão apropriada.

 

O Sistema de Pontos Coleta Rápida se caracteriza pela simpatia e pela facilidade de transporte, deposição e coleta facilitada ao longo da via e, fundamentalmente, pelo seu baixo custo.

 

A forma singular tipo quiosque circular, como os da Praia de Copacabana,  com um útil teto que impede   que o lixo encharque, e um intrigante mastro encimado por uma esfera ( que na verdade é o seu ponto de agarre para o embarque no caminhão), afastam a imagem de repulsa do lixo.

 

Fabricada em aço, fibra, plástico, apresentam compartimentos facilmente identificados para a coleta seletiva de óleos, casca de côco, e até, quem sabe, dinheiro sobrando.

 

Inovações como voz, musica e agradecimento pelo lixo, bem como extintores de CO2 com válvula térmica, são facilmente implementados.

 

Iluminação elétrica, fotovoltaica ou á bateria, bem como câmaras de supervisão, os tornarão pontos de segurança, facilmente implantáveis em EVENTOS.

 

As múltiplas campanhas podem ser facilmente veiculadas através de adesivos, banner, bandeirolas, que podem ser trocadas com rapidez. Destarte, o visual pode sempre ser renovado a baixo custo.

 

Hoje os caminhões dedicados ao lixo, sejam compactadores ou com sistema para bascular contêiner trazeiros ou front loader, são absurdamente caros, de operação e manutenção complicada  alem de produzirem um ruído inaceitável na coleta noturna devido ao motor acelerado.

 

Um único funcionário recolhe em um caminhão comum, com um guindaste elétrico lateral, sem derrame, e dirige o veiculo, podendo até interagir com a população. Desta forma, indivíduos de melhor formação poderão ser mais bem remunerados e formar parte de uma equipe de preservação ambiental, até com poder de fiscalização.

 

Como são artefatos simpáticos e inovadores, facilmente levados onde haja movimentação e visibilidade, a publicidade pode pagar parte dos custos, tornando campanhas específicas particularmente baratas.

 

Outra vantagem significativa é veicular a marca do Rio em uma inovação ambiental particularmente útil, que pode evoluir, quem sabe, para banheiros químicos de rápida disponibilização.